top of page

Comentário Individual 

 

As limitações que os NEE apresentam são limitações que não permitem sucesso educativo, são potenciadoras de exclusão. Contudo, as tecnologias de apoio são promotoras de inclusão, vêm dar resposta a problemas motores, problemas sensoriais, problemas cognitivos, problemas comportamentais e motivacionais.  

As tecnologias de apoio são ferramentas pedagógicas. Podem ser utilizadas como método de ensino e aprendizagem e resolvem problemas funcionais - recursos educativos digitais - processador de texto para problemas motores na escrita.

As tecnologias de apoio são também uma forma mais motivante e complementar de aprendizagem. São ferramentas de inclusão e permitem derrubar os obstáculos que os nee enfrentam.

 

As tecnologias de apoio permitem:

-substituir funções;

-são novas formas de comunicar;

-Autonomia.

 

 

Tecnologia para a visão

 

Nas deficiências visuais pode utilizar-se o computador sem um ecrã, utilizar o computador sem rato e sem teclado; tornar o teclado e o rato mais fácil de utilizar.

Linhas braille para ligar ao computador, impressoras braille e leitores de documentos, lupas portáteis eletrónicas destinam-se a pessoas com problemas de visão.

Sintetizador de fala, software de reconhecimento de carateres, leitura ótica.

 

Tecnologia para a audição

 

Software de videoconferência, skype para videochamadas para ser utilizada a língua gestual.

Sistemas luminosos para alerta das pessoas surdas, para sinalizar campainhas ou outros toques.

Software de gravação e reprodução de voz.

 

 

 

 

Tecnologia para acesso ao computador

 

Pessoas que tenham problemas neuromotores e paralisias. Quando existem limitações no controle das mãos e dos braços para manipulação do rato do computador, poderá recorrer-se a diversos tipos de acessórios adaptados. O joystick poderá ser mais adequado ou o rato de bola de maior dimensão.

 

Quando os membros superiores se encontram paralisados poderão encontrar-se alternativas de controle do computador com a cabeça – ponteiros para escrever em teclado ou switch montado em braço articulado.

Utilizam-se teclados virtuais para quem tem dificuldades motoras e não consegue manipular o rato ou teclado.

 

 

bottom of page